Maus Hábitos – O que Engorda sem Comer

Dicas de Saúde para ter Corpo SaudávelSaiba quais são os maus hábitos que engordam mesmo sem ter que comer bolachas ou outras comidas calóricas. Evite isto para não ganhar peso a mais!

Nem tudo é problema das suas dietas e das calorias dos alimentos. Ás vezes ganhamos peso porque comemos mal e vivemos mal. A alimentação é só uma parte do seu problema. Por essa razão, para que continue em forma, neste artigo apontamos as razões principais porque está a engordar, mesmo sem estar a comer muito mais. A quase todas as raparigas e mulheres já aconteceu isto, onde existem etapas da sua vida em que ganha peso mesmo sem ter cometido excessos, sem ter trocado demasiado a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos. É importante saber que existem outros factores que podem fazer com que engorde e não têm a ver com a alimentação. Esses factores são:

  • Stress e Ansiedade – São dois dos inimigos importantes para ter um bom peso e uma boa qualidade de vida. Fazem com que tenha mais vontade de comer e fique perto dos doces e da comida calórica. Estão mais associados à “fome emocional”. Quando passar, trate de ter clama e pensar o que está a levar para a boca e porque razão. Substitua por uma garrafa de água fresca e alguma fruta. Logo você sentirá uma sensação de satisfação e comprovará que eram os nervos que estavam a causar-lhe problemas.
  • Dormir mal – Aumentar o tempo de dormir, mesmo depois de um dia cansativo ou ir para a cama a pensar nos seus problemas, vai ter efeitos em si no dia seguinte. Além de não sentir-se recuperado no dia seguinte, vai fazer com que engorde mais um pedaço.
  • Deixar de fumar – É recomendado deixar o tabaco. No entanto, é importante que tenha em conta que vão existir períodos de ansiedade que levarão a que coma mais do que está acostumada. Planifique o que fazer nesses momentos. O mais aconselhável é fazer exercício físico ou seguir uma dieta a partir dessa etapa.
  • Comer rápido – Quando come com pressa, sem mastigar bem, você fica com a sensação de estar menos saciada e ingere mais alimentos do que necessita.
  • Sedentarismo – A falta de atividade física é muito prejudicial para a sua saúde e isso reflete-se no seu peso. Quando mais se mexer, mais calorias irá gastar e acumulará menos gordura. Se fizer exercício físico, poderá comer mais sem ganhar peso.
  • Poucos líquidos – Ingerir menos de 1 litro de água por dia pode fazer com que os seus rins trabalhem pouco e acumule mais toxinas no seu corpo. Os especialistas recomendam que beba diariamente entre 2 a 3 litros de água, sumos, bebidas dietéticas, caldos caseiros e infusões.